sábado, 22 de setembro de 2012

Dicas Seis: O almoço – Parte III (a abominável salada verde)


Sim, minha cara leitora com mente gordelícia, comer um tomatinho ou um pepininho de vez em quando e sendo introduzindo aos poucos não é uma tarefa tãããoooo ruim assim. É hora de dar mais um passo: comer folhas verdes.
Sei que se folha verde fosse bom teria gosto de churrasco, mas lembre-se da única regra básica dessa nova visão do mundo alimentar:
Você não vai deixar de comer ou beber nada que queira, mas terá que acrescentar mais comida e bebida!!!
Logo, você pode almoçar quantas calorias quiser desde que inclua, aos poucos, folhas verdes também no seu prato principal.
É amargo? É. Tem gosto de mato? Tem. Dá tesão em comer agrião? Não. Nós sabemos disso muito bem.
Mas que tal mascarar o gosto desse mato verde dos infernos?
Você pode temperar com limão ou com molhos. No começo vai ser assim mesmo, muuuuuuito molho pra pouco verde.
Têm molhos de saladas pronto a venda nos mercados. Você pode usá-los, sabendo que são bem calóricos e não são indicados a quem, por exemplo, tem colesterol alto.
Existem vários molhos que ajudam a disfarçar o gosto ruim da salada e vou listá-los aqui. Porém, me dou o direito de falar do molho maravilhoso , nutritivo, e com baixa caloria que se chama vinagrete.
Por experiência pessoal, eu usei o vinagrete pra disfarçar o gosto amargo do radiche, por exemplo.
Vinagrete é bom com tudo: com cachorro quente, xis salada, por cima de um carne assada, ou, simplesmente, servido com torradinha no estilo canapés.
E no começo é bem assim mesmo: três folhas de alface para duas colheres bem generosas de vinagrete. E o melhor: você está disfarçando o gosto da filha verde com alimentos nutritivos como pimentão, tomate e cebola.
Não sabe como fazer vinagrete? Veja a receita aqui.
Há quem goste do Chimichurri que é, basicamente, um molho que acompanha o churrasco argentino. É muito, mas muito gostoso mesmo. Veja a receita aqui.
Acredite, não comece exagerando na salada. Você vai acabar enjoando e em duas semanas não vai mais poder ver uma folha de alface na sua frente.
Introduza, aos poucos, uma folhinha aqui e outra ali, encha de molho e vá se acostumando com o gosto.
Com o tempo, perceberá que irá comer mais salada e menos molho naturalmente, pois, sua mente gordelícia já está aceitando o fato de que salada não tem mais aquele gosto horrível de antes.
É importante, também, que varie a folha verde: um dia alface, noutro agrião, noutro radiche e por aí vai... Assim, você irá variar a forma d ingestão de fibras e vitaminas em geral.
Não vou mentir, essa é uma das piores partes dessa nova visão alimentar, vá com calma e sem pressa pois esse será um hábito saudável que terás para o resto da vida.

0 comentários:

Postar um comentário